Sossego

The XX – Islands

Tinha a sensação de estar vivendo num filme de Chaplin, mas sem a comédia. Uma canção de Elis ou outra de Chico também caíam bem: sentia-se cinza, cru, mono. Seus trajes ultrapassavam o básico, sem enfeite algum para dar uma pitada de alegria. Nada, exceto por aqueles misteriosos óculos escuros de grossas lentes.

Através deles, o mundo lhe parecia outro. Perdia-se em devaneios, alimentava ilusões, romanceava casos e fazia sua realidade. Os poucos sapos que beijou, transformou todos em príncipes. Via-se dona de serenatas que nunca soaram em sua janela, buquês de flores que murcharam na floricultura, surpresas que não chegaram a ser descobertas ou pequenas gentilezas jamais feitas. Bateu tanto a cabeça e esmurrou tantas vezes as mesmas facas que decidiu declarar derrota: livrou-se dos óculos, fechou os olhos e trancou o peito.

Até que sentiu um afago. Tentou espiar, mas se fora tão rápido quanto viera.  O gesto foi acontecendo mais vezes, em outros dias sem graça, tempero ou cor, e ela foi se acostumando a sua presença. Acostumou-se tanto que permitiu que o autor lhe abrisse os olhos, e então ela viu.

Viu como seus óculos escondiam a nitidez, bloqueavam a claridade, empalideciam as cores, mascaravam os sabores e ofuscavam os aromas. Descobriu que a realidade superava qualquer ilusão em voltagem máxima, bastava permiti-lo e permitir-se abrir os olhos.

Os afagos continuam, dessa vez em busca da fechadura que protege a fortaleza que ergueu em torno de si própria. Ele é paciente, decide ficar mais um pouco e continuar a procura, porque entende que não há pressa quando finalmente encontramos aquilo que nem sabíamos que procurávamos. Ele entende. E agora ela também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s